
Cecília Macedo
Psicopedagoga e Pedagoga
"A Psicopedagogia é um processo de metamorfose que investiga todas as etapas para o aprender , do casulo a borboleta: cutuca, observa, possibilita novos caminhos e ritmos para alçar voo".
Eliete Maia

Quem Sou
Graduada em Pedagogia
Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva (cursando)
Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional
Aperfeiçoamento em Psicopedagogia e Neurociências
Aperfeiçoamento em Alfabetização e Letramento
Minhas habilidades
Apaixonada pela educação. há 4 anos atuo como psicopedagoga clínica, onde já ajudei dezenas de crianças e adolescentes a evoluírem em seus aspectos cognitivos e afetivos com relação à aprendizagem. Há mais de 10 anos como professora das séries iniciais, já ensinei centenas de crianças a ler e a escrever. Sempre me atualizando e buscando as melhores ferramentas para ajudar meus aprendizes e suas famílias na superação das dificuldades de aprendizagem.
1.
Avaliação
Psicopedagógica
O objetivo da avaliação é identificar as habilidades e as dificuldades no processo de aprendizagem. Através dela elabora-se a "hipótese diagnóstica" que norteará os próximos passos.
2.
Intervenção
Psicopedagógica
Realizadas à partir da avaliação. Este é o momento de estimular e tratar as dificuldades encontradas a partir de um plano de intervenção individualizado. Nesta etapa, encaminhamentos poderão ser realizados, bem como orientações aos familiares e a escola.
3.
Estimulação
Leitura e escrita
Estimulação da leitura e escrita através de atividades personalizadas. Este serviço inclui a estimulação da alfabetização.
4.
Estimulação
Matemática
Estimulação do raciocínio - lógico matemático e atividades personalizadas para auxiliar no avanço da compreensão matemática.
Porque buscar a Psicopedagogia?
A psicopedagogia é a área que combina conhecimentos da Psicologia e da Pedagogia para compreender e intervir nas dificuldades de aprendizagem.
Seus principais objetivos são:
1.
Avaliar as potencialidades e as dificuldades nos processos cognitivos. Identificar uma hipótese da origem do sintoma (dificuldade em aprender).
2.
Realizar encaminhamentos a outros profissionais como: psicólogos, neuropsicólogos, fonoaudiólogos, quando necessário.
3.
4.
Criar planos de intervenção para estimular aspectos cognitivos e tornar sua relação com a aprendizagem mais prazerosa.
Orientar pais, professores e instituições sobre as melhores estratégias para auxiliar na aprendizagem.
5.
Atuar na prevenção de futuros obstáculos ao aprendizado.